Minha razão

Olá!!
Criei esse espaço para postar subjetivações subjetivantes do sujeito que sou!
Filosofia, psicologia, educação.

quinta-feira, 30 de junho de 2016

A mente cooperada com o espírito

       Outro dia fiz uma poesia inspirada nos selos vindos dos Maias e interpretados por José Argüelles. Sigo essas premissas tem um tempo e as sinto válidas. É curioso compreender um sentido para a entrada, refinamento, processo e saída de energia no universo. De uma gênese a um lume no universo.
       Então, recentemente fiquei curiosa com os tons. Os 13 tons que movimentam os vinte selos, combinando-se harmonicamente em um ciclo de 260 dias. Esses tons são como ações.
       Esse calendário de 260 dias combina jogos de quatro dias. E o começo do processo lembra o que aprendi com Doro sobre a forma e o limite. Nessa dinamicidade dá-se um movimento para fora da forma. Depois, faz-se necessário refinar, com humildade, o que veio de fora da forma. E só assim transformar. E com paciência. Ao final, o poder do saber. Eles falam em quatro semanas. Um ano com treze meses, cada um com quatro semanas. Sete dias para mergulhar fora, sete para refinar o encontrado, sete para transformá-lo com paciência e, por fim, sete para atuar o saber.
       Os treze tons dialogam com esse movimento de quatro. São eles:
1 - Atrair e entrar.
2 - Dualizar e tensionar
3 - Ativar (do duo ao trio)
4 - Configurar
5 - Ter mobilidade e realizar. Pulsar o tido. Reverberar.
6 - Organizar para harmonizar-se ao todo
7 - Canalizar (ajustar-se ao tom)
8 - Sintonizar (eu vivo o que acredito?)
9 - Reafirmar. Pulsar e realizar.
10 - Produzir (aperfeiçoando)
11 - Dissolver (liberar-se)
12 - Doar-se ao todo (cooperar)
13 - Transcender

       Algumas culturas produzem saberes, cujo objetivo é desenvolver a mente para que ela consiga ações espirituais. Precisamos desenvolver frequências para que o espírito possa atuar cooperado com a mente. Esse, dos selos tribais movidos por tons, seria um dos caminhos possíveis. Conheço outros e respeito muitos. Alguns eu sintonizo e exercito com mais frequencia. Esse calendário é um deles. A cada dia, um kin. E de tempo em tempo, um dia de não tempo para não ser. 
       Aqui no blog, só um algo mais para registrar, compartilhar e ter por perto para estudar.
       Quem ficou curioso - digite e busque: Tzolkin

Nenhum comentário:

Postar um comentário