Minha razão

Olá!!
Criei esse espaço para postar subjetivações subjetivantes do sujeito que sou!
Filosofia, psicologia, educação.

domingo, 10 de julho de 2011

Subjetividade

       Uma das teorias que escolhi para orientar minha produção de conhecimento é a teoria da subjetividade cultural-histórica, de Fernando Luis González Rey, psicólogo cubano que teve a ousadia de pensar uma forma de integração dos fragmentos de nossa psicologia científica moderna.
       Na verdade preciso que ir falando de sua teoria aos poucos, pois é um pensamento complexo, que precisa compreensão da cada uma das suas categorias, sem perder de vista o todo do pensamento. Assim, vou aprofundar cada uma em uma postagem específica.
       Importante esclarecer que nessa teoria a subjetividade é um sistema que concebe como complementares aspectos que foram colocados como antagônicos pelo pensamento dicotômico. Esses aspectos são, em verdade, unidades de nossa multiplicidade humana. Em outras palavras, o inconsciente não exclui o consciente, a racionalidade não exclui a irracionalidade, o passado histórico e o momento presente, as marcas simbólicas da cultura e as emoções não compreendidos como unidades em tensão dialógica, não em dicotomização excludente.
       O mais interessante nessa ideia é que, com ela, respeitamos o caráter irracional e emocional do ser humano e todas as questões eminentemente humanas passam a ser compreendidas a partir da subjetividade. É uma ontologia que diferencia esse animal antropológico de outros exclusivamente biológicos.
       Isso é assunto delicioso, que vou transformar em capítulos aqui nesse blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário