Minha razão

Olá!!
Criei esse espaço para postar subjetivações subjetivantes do sujeito que sou!
Filosofia, psicologia, educação.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

O Eu e o espelho

As distorções na reflexão da imagem: licença poética de carnaval.

     O espelho não é só um instrumento de revelação de uma imagem. Ele é também um produtor de distorções. Pode aumentar, pode diminuir, pode alongar, estreitar, ofuscar e mentir sobre nossa imagem.
     Alguns pensadores do psiquismo usam a metáfora do espelho para elaborar compreensões sobre o processo individual e o processo social de subjetivação. Assim, tem os que falam em reflexão e os que falam em refração na relação entre o um e o outro.
     Na perspectiva que assumo, onde não há separação psíquica entre o um e o outro, coloca-se a metáfora do espelho num lugar de não-ser. O espelho não há.
     Mas como, se há o um e o outro? Há o Eu e a mãe, o Eu e a família, o Eu e o grupo, o Eu e a sociedade, o Eu e o sistema. Como o espelho não seria?
     Assim seria, nas múltiplas dimensões de uma coisa só.
     Solipsismo? Só existe o Eu e nada mais?
     Não, Para o Eu existir, existe o Outro. E se Outro não é; o Eu também não é.
     É uma unidade na dualidade.
     Da dualidade à trindade, pois é Eu - Outro, sendo o - a relação.
  As codificações, ao serem decodificadas, revelam linguagens antes inacessíveis que, quando compreendidas, passam a ser acessadas. Muitas foram as formas de tentar elaborar a relação eu-outro. E, se for a do espelho, considere que ele causa distorções.

Das notas do tempo que quero imprimir hoje trago:
- Reflexões sem data.

Diferença entre aumentar e melhorar uma experiência.
     Mais interesse ou melhor interesse -
     Aumentar o interesse
     Melhorar o interesse
     Um fala de quantidade
     O outro fala de qualidade

Quanto vale uma prova?
     - Não vale um número. É somente uma bússola para o professor.
O que significa passar de ano?
     - Significa que o aluno fez, 10, 11 ou 12 anos.
O que significa conhecimento?
     - Um potencial vivo que pode ser adquirido, estimulado. E que transforma nossas vidas.

Um comentário:

  1. Prosa e versos muito elucidativos, sobretudo pela exposição criativa.

    ResponderExcluir